segunda-feira, 18 de julho de 2011

APRENDER A DIRIGIR

         
          Aprender a dirigir é fácil ou difícil?
          A maioria acha que é fácil, outros acham muito difícil.
          Nós não somos iguais. O que é fácil para mim pode ser difícil para outros e vice-versa. Desde a época de escola percebemos isso. Eu por exemplo, sempre fui melhor em matemática do que em português. Normalmente nos identificamos com algumas coisas e com outras nem tanto.
          Como seria o mundo se fossemos iguais? se fizéssemos tudo do mesmo jeito?
          Por isso temos profissionais das mais diversas áreas, cada um faz o que gosta, o que pode, etc.
          A maioria das pessoas aprendem a dirigir com relativa tranqüilidade.  Alguns outros passam por verdadeiras provações.
           Independente disso posso afirmar a vocês que quase todo mundo pode dirigir com segurança. Certamente alguns não alcançaram a excelência, mas vão fazer o suficiente para dirigir bem.
           Quando digo quase todo mundo, me refiro a alguns poucos casos de medo patológico, traumas de acidentes, deficiências visuais, dentre outros problemas muito mais de ordem psicológica do que técnica, que dificultam ou até inviabilizam o processo de aprendizagem.
           Para aprender a dirigir bem e conseguir a carteira de habilitação, o mais importante de tudo, na minha opinião, é o interesse.
           Quando as pessoas se interessam de verdade por certas coisas, normalmente elas vencem os obstáculos e alcançam seus objetivos.
           É claro que as pessoas que não possuem o talento inato de dirigir, terão que se empenhar mais, se esforçar e treinar os procedimentos com muito mais afinco.
           Vejo por exemplo algumas pessoas que possuem uma grande facilidade de aprender a dirigir, mas não conseguem tirar a habilitação por falta de interesse.
            Como também observamos pessoas com dificuldades das mais variadas, que atingem o objetivo por trabalhar diligentemente em prol disso.
            Por isso as perguntas mais importantes que vocês precisam responder são:
            Eu quero aprender a dirigir?
            Eu quero conquistar minha habilitação?
            Responda sinceramente!
            Se você respondeu que NÃO, tudo fica muito difícil. Como vou te ensinar se você não quer aprender?
            Um amigo recentemente me perguntou sobre o processo de habilitação para a esposa dele. Ela já tinha tentado uma vez e não conseguiu. Eu disse a ele o seguinte:
             - Não importa o quanto você queira, ela só conseguirá se ela quiser! Então deixe ela decidir!
             Mas se você respondeu SIM, acredite você consegue!
            “ Se o otimismo não puder te ajudar, esteja certo que o pessimismo não vai!”
             A habilitação é hoje um documento indispensável. Meu Pai por exemplo trabalhou como motorista durante muito anos. Muitas empresas só contratam se a pessoa tiver habilitação, mesmo que não seja para o cargo de motorista. Os cargos administrativos, de vendas, entre outros, necessitam de muita movimentação dos funcionários, e é claro que as empresas não vão querer pagar motoristas, querem que uma pessoa só faça tudo!
              O Brasil foi um dos países que mais se desenvolveu economicamente na ultima década. Prova disso são os recordes de produção e venda de veículos. As facilidades de financiamento e as melhores condições financeiras, tem possibilitado que muita gente realize o sonho da casa própria e do carro na garagem.
               Mas, e se eu não souber dirigir?
               E se eu não tiver habilitação?
               O sonho pode se tornar um pesadelo!
               Mesmo para aquelas pessoas que não gostam de dirigir, é muito importante, pois facilita muito a sua vida. Dirigir é uma necessidade!
               Eu gosto muito de dirigir. É claro que é cansativo as vezes, mas a praticidade, as vantagens, compensam tudo.
              Obviamente não podemos esquecer de nossas responsabilidades, de praticar a condução defensiva, de respeitar o direito dos outros.
               Façam isso e tudo dará certo, acreditem!
              Fé em Deus e pé na tabua! Respeitando o limite de velocidade é claro!

8 comentários:

Lilian disse...

MUITO INTERESSANTE SUAS COLOCAÇÕES SOBRE APRENDER A DIRIGIR" AXO QUE VOU TER UM POUCO DE DIFICULDADE PARA APRENDER A DIRIGIR MAS EU VOU CONSEGUIR PORQUE EU QUERO MUITO ISSO, SUA COLOCAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HABILITAÇÃO PARA CONSEGUIR UM EMPREGO TAMBÉM FOI MUITO BOA GOSTEI DE TUDO QUE LI VAMOS VER NÉ QUANTO TRABALHO VOU DA PRA VCS RSRSRS.
DEUS TE ABENÇOE E RECOMPENSE EM DOBRO COM COISAS BOAS TODO SEU ESFORÇO PROFISSIONAL.

Condução Defensiva disse...

Amém, tudo de bom para você também!

Anônimo disse...

Dirigir é questão de interese e prática.

Anônimo disse...

Tenho uma amiga que tirou a carteira, mas depois disso nunca mais dirigiu. pois tem medo de encarar o trânsito.

Condução Defensiva disse...

Conduzir um veículo atualmente é uma questão de necessidade, então mesmo para aquelas pessoas que não gostam de dirigir é importante aprender bem para conduzir com segurança e com isso vencer o medo do trânsito.

Anônimo disse...

Desde criança eu tenho vontade de aprender a dirigir e agora surgiu a oportunidade. Estou quase acabando minhas aulas, mas sinto ainda uma dificuldade, insegurança, nervosismo, ansiedade...às vezes penso que dirigir não é pra mim. Quando passo na rua e vejo pessoas dirigindo...é frustrante.

Condução Defensiva disse...

As aulas da auto-escola não são suficientes para aprender tudo, mesmo que você faça 10, 20, 50 aulas a mais ainda assim você não aprenderá tudo, somente com a prática diária com as experiências que vamos adquirindo é que vamos nos tornando condutores mais seguros, por isso os melhores instrutores são o veículo e o transito. Então tenha paciência e siga em frente que você vai conseguir, tenha fé! Boa sorte!

Anônimo disse...

Gostei da parte onde fala q nem todo mundo aprende a digirir na msm rapidez e o pio de tudo é aprender com um estrutor impaciente e ingnorante principalmente com nos mulheres. infelizmente passei por isso mais gracas a Deus consegui tirar mia cartera em 2012 e com muita luta Deus e fiel