Novidade!

NA HORA H

Chegou a hora do exame, e agora? Para a maioria das pessoas o nervosismo é a principal barreira na hora de fazer um exame de aptidã...

segunda-feira, 18 de julho de 2011

APRENDER A DIRIGIR

       
Aprender a dirigir é fácil ou difícil?

A maioria acha que é fácil, outros acham muito difícil.

Nós não somos iguais. O que é fácil para mim pode ser difícil para outros e vice-versa. Desde a época de escola percebemos isso. Eu por exemplo, sempre fui melhor em matemática do que em português. Normalmente nos identificamos com algumas coisas e com outras nem tanto.

Como seria o mundo se fossemos iguais? se fizéssemos tudo do mesmo jeito?

Por isso temos profissionais das mais diversas áreas, cada um faz o que gosta, o que pode, etc.

A maioria das pessoas aprendem a dirigir com relativa tranqüilidade. Alguns outros passam por verdadeiras provações.

Independente disso posso afirmar a vocês que quase todo mundo pode dirigir com segurança. 

Certamente alguns não alcançaram a excelência, mas vão fazer o suficiente para dirigir bem.

Quando digo quase todo mundo, me refiro a alguns poucos casos de medo patológico, traumas de acidentes, deficiências visuais, dentre outros problemas muito mais de ordem psicológica do que técnica, que dificultam ou até inviabilizam o processo de aprendizagem.

Para aprender a dirigir bem e conseguir a carteira de habilitação, o mais importante de tudo, na minha opinião, é o interesse.

Quando as pessoas se interessam de verdade por certas coisas, normalmente elas vencem os obstáculos e alcançam seus objetivos.

É claro que as pessoas que não possuem o talento inato de dirigir, terão que se empenhar mais, se esforçar e treinar os procedimentos com muito mais afinco.

Vejo por exemplo algumas pessoas que possuem uma grande facilidade de aprender a dirigir, mas não conseguem tirar a habilitação por falta de interesse.

Como também observamos pessoas com dificuldades das mais variadas, que atingem o objetivo por trabalhar diligentemente em prol disso.

Por isso as perguntas mais importantes que vocês precisam responder são:

- Eu quero aprender a dirigir?
- Eu quero conquistar minha habilitação?

Responda sinceramente!

Se você respondeu que NÃO, tudo fica muito difícil. Como vou te ensinar se você não quer aprender?

Um amigo recentemente me perguntou sobre o processo de habilitação para a esposa dele. Ela já tinha tentado uma vez e não conseguiu. Eu disse a ele o seguinte: Não importa o quanto você queira, ela só conseguirá se ela quiser! Então deixe ela decidir!

Mas se você respondeu SIM, acredite você consegue!

“ Se o otimismo não puder te ajudar, esteja certo que o pessimismo não vai!”

A habilitação é hoje um documento indispensável. Meu Pai por exemplo trabalhou como motorista durante muito anos. Muitas empresas só contratam se a pessoa tiver habilitação, mesmo que não seja para o cargo de motorista. Os cargos administrativos, de vendas, entre outros, necessitam de muita movimentação dos funcionários, e é claro que as empresas não vão querer pagar motoristas, querem que uma pessoa só faça tudo!

O Brasil foi um dos países que mais se desenvolveu economicamente na ultima década. Prova disso são os recordes de produção e venda de veículos. As facilidades de financiamento e as melhores condições financeiras, tem possibilitado que muita gente realize o sonho da casa própria e do carro na garagem.

Mas, e se eu não souber dirigir?
E se eu não tiver habilitação?

O sonho pode se tornar um pesadelo!

Mesmo para aquelas pessoas que não gostam de dirigir, é muito importante, pois facilita muito a sua vida. Dirigir é uma necessidade!

Eu gosto muito de dirigir. É claro que é cansativo as vezes, mas a praticidade, as vantagens, compensam tudo.

Obviamente não podemos esquecer de nossas responsabilidades, de praticar a condução defensiva, de respeitar o direito dos outros.

Façam isso e tudo dará certo, acreditem!

Fé em Deus e pé na tabua! Respeitando o limite de velocidade é claro!

18 comentários:

Lilian disse...

MUITO INTERESSANTE SUAS COLOCAÇÕES SOBRE APRENDER A DIRIGIR" AXO QUE VOU TER UM POUCO DE DIFICULDADE PARA APRENDER A DIRIGIR MAS EU VOU CONSEGUIR PORQUE EU QUERO MUITO ISSO, SUA COLOCAÇÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA HABILITAÇÃO PARA CONSEGUIR UM EMPREGO TAMBÉM FOI MUITO BOA GOSTEI DE TUDO QUE LI VAMOS VER NÉ QUANTO TRABALHO VOU DA PRA VCS RSRSRS.
DEUS TE ABENÇOE E RECOMPENSE EM DOBRO COM COISAS BOAS TODO SEU ESFORÇO PROFISSIONAL.

Condução Defensiva disse...

Amém, tudo de bom para você também!

Anônimo disse...

Dirigir é questão de interese e prática.

Anônimo disse...

Tenho uma amiga que tirou a carteira, mas depois disso nunca mais dirigiu. pois tem medo de encarar o trânsito.

Condução Defensiva disse...

Conduzir um veículo atualmente é uma questão de necessidade, então mesmo para aquelas pessoas que não gostam de dirigir é importante aprender bem para conduzir com segurança e com isso vencer o medo do trânsito.

Anônimo disse...

Desde criança eu tenho vontade de aprender a dirigir e agora surgiu a oportunidade. Estou quase acabando minhas aulas, mas sinto ainda uma dificuldade, insegurança, nervosismo, ansiedade...às vezes penso que dirigir não é pra mim. Quando passo na rua e vejo pessoas dirigindo...é frustrante.

Condução Defensiva disse...

As aulas da auto-escola não são suficientes para aprender tudo, mesmo que você faça 10, 20, 50 aulas a mais ainda assim você não aprenderá tudo, somente com a prática diária com as experiências que vamos adquirindo é que vamos nos tornando condutores mais seguros, por isso os melhores instrutores são o veículo e o transito. Então tenha paciência e siga em frente que você vai conseguir, tenha fé! Boa sorte!

Anônimo disse...

Gostei da parte onde fala q nem todo mundo aprende a digirir na msm rapidez e o pio de tudo é aprender com um estrutor impaciente e ingnorante principalmente com nos mulheres. infelizmente passei por isso mais gracas a Deus consegui tirar mia cartera em 2012 e com muita luta Deus e fiel

Anônimo disse...

É só trocar de instrutor. Aliás ele não está lá te fazendo nenhum favor e nem te dando aula de graça.

Anônimo disse...

meu laudo venceu semana pasada. Sei que terei que reiniciar todo processo, mas terei que refazer obrigatoriamente as aula teoricas e praticas?

Condução Defensiva disse...

Recomendo que você compre um novo laudo ainda em novembro pois em 01 de dezembro esta previsto entrar em vigor uma nova resolução que vai alterar a carga horária das aulas. Então se você iniciar outro processo agora em novembro o sistema deverá aceitar suas aulas mais a partir de dezembro não sabemos qual será o critério do Detran. Boa sorte!

Anônimo disse...

Tão interessante quanto dirigir é saber toda a mágica que acontece no carro ao ligar o motor (Motor, Sistema elétrico, transmissão, freios, Sistema de direção...) Me apaixonei s2

Anônimo disse...

Eu aprendi muito observando o trânsito, as coisas certas que os motoristas fazem. Quando se está aprendendo a dirigir passamos a ter um olhar mais crítico do trânsito.

Anônimo disse...

Boa noite Condução Defensiva, com toda a sua experiência no educação do Trânsito, você poderia nos relatar algum caso (sem citar o nome da pessoa) que teve sérias dificuldade em aprender a dirigir (o que é ensinado na autoescola) ou que perdeu várias vezes no DETRAN e que não desistiu e hoje já dirige. Curiosidade...às vezes acho que estou demorando muito, conheci tanta gente que nunca pegou em carro na vida e quando entrou pra autoescola, aprendeu rapidinho,passou de primeira no DETRAN. Não sei o que a de errado comugo.

Condução Defensiva disse...

Não há nada de errado com você, as pessoas não são iguais, não aprendem as coisas da mesma maneira. Já tive muitos alunos que tiveram muita dificuldade, perderam varias vezes, mas perseveraram e conseguiram sim, basta seguir em frente e encarar as dificuldades que você também conseguirá! Eu por exemplo tenho 2 meninos, o mais novo teve muita dificuldade para aprender a ler, inclusive passei as férias de são joão dele naquele ano o ajudando e hoje em dia ele é tão bom nos estudos como o mais velho. Levante a cabeça que você vai vencer, boa sorte!

Anônimo disse...

Existe algum macete para controlar a direção do carro? nas curvas enrolo/desenrolo o volante demais ou de menos. Noção de espaço, essas coisas

Condução Defensiva disse...

Você precisa praticar mais para desenvolver suas habilidades, é só uma questão de tempo. Boa sorte!

Anônimo disse...

Às vezes eu fico pensando no que o nervosismo faz com a gente...Sabendo que perdi no Detran 3 vezes, um grande amigo meu se ofereceu a deixar dar uns trinos no seu carro. Foquei super tranquilo e dirigi sem dificuldades, nem a creditei que aquele nervosismo terrível que eu sentia no Detran tinha sumido...Ah! se fosse assim no DETRAN eu tava armado.