Quando se fala de acidentes de trânsito no Brasil, lembramos logo daquelas principais causas: Velocidade excessiva, Embriaguez, ultrapassagens proibidas, etc. Mas na verdade essas falhas são conseqüências de outros problemas muito maiores.
Analisando mais profundamente, chegaremos à conclusão que as origens dos problemas do trânsito são: Falta de Educação, Falha de Fiscalização e Engenharia deficiente.
EDUCAÇÃO: Será que existe condutor habilitado que não sabe o significado da luz vermelha do semáforo? Qualquer criança na pré-escola já aprendeu isso, o problema é que não respeitamos as regras. Nós conhecemos na maioria das vezes as regras de circulação e conduta, mas optamos em transgredi-las. De que adianta conhecer bem as sinalizações e não respeitá-las? Esse é apenas um exemplo. Os nossos condutores carecem de uma maior capacitação técnica? Sim, qualquer bom profissional precisa se reciclar periodicamente, para manter-se atualizado já que a legislação é dinâmica. Outro ponto crucial é o convívio familiar, muitos adolescentes fazem barbaridades no trânsito porque foi o que eles aprenderem com os maus exemplos dos pais, que não se importam em cumprir as leis. Será que conseguirei convencer o meu filho a usar o cinto de segurança, se eu não uso? Como podemos observar a questão é complexa, temos enraizado em nossas vidas costumes muito ruins, que acabam refletindo em todos os momentos de nossos convívios sócias, especialmente no trânsito.
Depois eu comento sobre Fiscalização e Engenharia, e vocês o que acham?