Novidade!

NA HORA H

Chegou a hora do exame, e agora? Para a maioria das pessoas o nervosismo é a principal barreira na hora de fazer um exame de aptidã...

terça-feira, 31 de maio de 2011

QUAL O PROBLEMA: EDUCAÇÃO?

    
    Quando se fala de acidentes de trânsito no Brasil, lembramos logo daquelas principais causas: Velocidade excessiva, Embriaguez, ultrapassagens proibidas, etc. Mas na verdade essas falhas são conseqüências de outros problemas muito maiores.
    Analisando mais profundamente, chegaremos à conclusão que as origens dos problemas do trânsito são: Falta de Educação, Falha de Fiscalização e Engenharia deficiente.
EDUCAÇÃO: Será que existe condutor habilitado que não sabe o significado da luz vermelha do semáforo? Qualquer criança na pré-escola já aprendeu isso, o problema é que não respeitamos as regras. Nós conhecemos na maioria das vezes as regras de circulação e conduta, mas optamos em transgredi-las. De que adianta conhecer bem as sinalizações e não respeitá-las? Esse é apenas um exemplo. Os nossos condutores carecem de uma maior capacitação técnica? Sim, qualquer bom profissional precisa se reciclar periodicamente, para manter-se atualizado já que a legislação é dinâmica. Outro ponto crucial é o convívio familiar, muitos adolescentes fazem barbaridades no trânsito porque foi o que eles aprenderem com os maus exemplos dos pais, que não se importam em cumprir as leis. Será que conseguirei convencer o meu filho a usar o cinto de segurança, se eu não uso? Como podemos observar a questão é complexa, temos enraizado em nossas vidas costumes muito ruins, que acabam refletindo em todos os momentos de nossos convívios sócias, especialmente no trânsito. 
           Depois eu comento sobre Fiscalização e Engenharia, e vocês o que acham?                              

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O QUE VOCÊ ESTA ESPERANDO?


O mato pegou fogo, e todos os animais fugiram para uma praia perto de um rio onde se puseram a salvo.

Enquanto isso, um passarinho ia incansavelmente ao rio, onde enchia o biquinho de água, voltando para despejar aquelas gotinhas sobre o fogo, na tentativa de apagá-lo.

Os animais à beira do rio acharam graça e um deles perguntou:

-            O que você está fazendo?

O passarinho respondeu:

-       Estou fazendo a minha parte!


       O que você esta esperando para contribuir para um Trânsito melhor? uma Vida melhor? Colhemos o que plantamos, nunca ouviu falar? A nossa Vida hoje, é fruto de nossas escolhas, então como posso esperar algo melhor se continuo a tomar decisões erradas? Pense nisso e mude em sua Vida o que você acha que te trará melhores resultados, mas seja sincero, pois jamais conseguiremos mudar o que pensamos que esta certo!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

NÃO BEBO MAIS...


EU TINHA LÁ EM CASA DEZ GARRAFAS DE CACHAÇA DA BOA
MAS MINHA MULHER OBRIGOU-ME A JOGÁ-LAS FORA.

 
ü Peguei a primeira garrafa, bebi um copo e joguei o resto na pia;

ü Peguei a segunda garrafa, bebi outro copo e joguei o resto na pia;

ü Peguei a terceira garrafa, bebi o resto e joguei o copo na pia;

ü Peguei a quarta garrafa, bebi na pia e joguei o resto no copo;

ü Peguei o quinto copo, joguei a rolha na pia e bebi a garrafa;

ü Peguei a sexta pia, bebi a garrafa e joguei o copo no resto;

ü A sétima garrafa eu peguei no resto e bebi a pia;

ü Peguei no copo, bebi no resto e joguei a pia na oitava garrafa;

ü Joguei a nona pia no copo, peguei na garrafa e bebi o resto;

ü O décimo copo, eu peguei a garrafa no resto e me joguei na pia...

     
        O problema é que muita gente acredita realmente que dirige melhor depois que bebe, contrariando todas as estatísticas e provocando tantos acidentes. Apesar de ser infração, e até crime dependendo da situação, muita gente continua a colocar a sua vida e a dos outros em risco, ja que as penalidades normalmente não são aplicadas e os resultados todos nós ja cansamos de ver nos noticiários ou infelizmente até ja sentimos na pele a dor provocada por um acidente de trânsito.

TRÂNSITO

     


     Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

     Concluímos com este conceito que fazemos uso do Trânsito em todos os momentos de nossas vidas, seja como pedestres (o mais comum), passageiros, condutores, etc.

     O Trânsito é na verdade o palco do maior convívio social do planeta, já que interagimos com os demais usuários das vias em todos os momentos. Aqui começam os problemas, pois estas interações em muitos casos não são muito harmoniosas e os conflitos gerados, às vezes levam as situações de muita violência.

      O CTB diz ainda que o Trânsito, em condições seguras é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.

       Acontece que em muitos casos essas medidas não são adotadas ou demoram muito para se tomar alguma atitude, o que contribui muito para a ocorrência de acidentes.

       O Trânsito brasileiro mata mais de 40 mil pessoas por ano, condena outros milhares a paralisias permanentes, deixa muitas e muitas famílias desamparadas.

       Então se por um lado o Trânsito é algo tão bom, tão necessário, que nos possibilita a realização dos nossos objetivos, por outro, pode ser também o fim de tudo.

       O que fazer então?

       A resposta é ao mesmo tempo muito simples e muito complexa.

       Simples porque pode e deve partir de cada um de nós. Precisamos cuidar melhor de nossas vidas, respeitar mais as vidas dos outros, agir e reagir sempre com o máximo de educação. 

      A complexidade da resposta vem do fato de muitas pessoas já estarem muito acostumadas a condutas imprudentes que colocam em risco suas próprias vidas e as dos demais usuários.

      A prudência é e sempre será um dos melhores caminhos para a segurança no Trânsito, por isso seja prudente, respeite a vida!