Novidade!

NA HORA H

Chegou a hora do exame, e agora? Para a maioria das pessoas o nervosismo é a principal barreira na hora de fazer um exame de aptidã...

quinta-feira, 26 de maio de 2011

TRÂNSITO

     


     Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), Trânsito é a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.

     Concluímos com este conceito que fazemos uso do Trânsito em todos os momentos de nossas vidas, seja como pedestres (o mais comum), passageiros, condutores, etc.

     O Trânsito é na verdade o palco do maior convívio social do planeta, já que interagimos com os demais usuários das vias em todos os momentos. Aqui começam os problemas, pois estas interações em muitos casos não são muito harmoniosas e os conflitos gerados, às vezes levam as situações de muita violência.

      O CTB diz ainda que o Trânsito, em condições seguras é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.

       Acontece que em muitos casos essas medidas não são adotadas ou demoram muito para se tomar alguma atitude, o que contribui muito para a ocorrência de acidentes.

       O Trânsito brasileiro mata mais de 40 mil pessoas por ano, condena outros milhares a paralisias permanentes, deixa muitas e muitas famílias desamparadas.

       Então se por um lado o Trânsito é algo tão bom, tão necessário, que nos possibilita a realização dos nossos objetivos, por outro, pode ser também o fim de tudo.

       O que fazer então?

       A resposta é ao mesmo tempo muito simples e muito complexa.

       Simples porque pode e deve partir de cada um de nós. Precisamos cuidar melhor de nossas vidas, respeitar mais as vidas dos outros, agir e reagir sempre com o máximo de educação. 

      A complexidade da resposta vem do fato de muitas pessoas já estarem muito acostumadas a condutas imprudentes que colocam em risco suas próprias vidas e as dos demais usuários.

      A prudência é e sempre será um dos melhores caminhos para a segurança no Trânsito, por isso seja prudente, respeite a vida!

Nenhum comentário: