Depois de muitos adiamentos parece que o simulador vai finalmente começar a funcionar na Bahia. O detran divulgou em seu site que vai começar a cobrar as aulas simuladas a partir de 1 de maio. Teoricamente o simulador já é obrigatório desde janeiro mais por inúmeras razões não vinha sendo cobrado.
Mais será que o simulador vai realmente trazer resultados positivos para o trânsito?
A proposta inicial da legislação era acrescentar as 5 aulas do simulador na carga horária já existente de pratica veicular, então com uma carga horária maior o aluno teria maior oportunidade de aprender mais, ou seja, o simulador traria benefícios.
Só que a resolução anterior foi revogada e a nova resolução veio com uma proposta diferente, substituir 5 aulas de 50 minutos no carro por 5 aulas de 30 minutos no simulador, ou seja, o aluno vai trocar um treinamento real por um virtual e ainda com menos tempo.
Difícil acreditar em resultados positivos!
As aulas no simulador deverão ser realizadas obrigatoriamente antes do treinamento prático, onde o aluno deverá aprender o básico de condução, como painel, pedais, equipamentos, manobras iniciais, dentre outras técnicas básicas.
Na minha opinião é um outro erro.
O simulador seria melhor aproveitado no final do curso, onde o aluno já estaria bem pratico e então poderia treinar manobras que dificilmente seriam praticadas num treinamento de rua, como por exemplo as freadas bruscas para evitar acidentes, como agir numa aquaplanagem ou derrapagem, como conduzir com segurança em chuvas muito fortes, dentre outras situações que poderiam ser facilmente vivenciados em simulações.
Do jeito que esta sendo implantado, o simulador será apenas mais uma burocracia, mais um custo desnecessário num processo de habilitação cheio de problemas. E daqui a 2, 3 anos vão perguntar sobre os resultados tão satisfatórios que foram prometidos e os únicos resultados verdadeiros é que alguns poucos ganharam muito dinheiro com isso.
Espero estar errado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário