Novidade!

NA HORA H

Chegou a hora do exame, e agora? Para a maioria das pessoas o nervosismo é a principal barreira na hora de fazer um exame de aptidã...

domingo, 16 de novembro de 2014

AONDE ISSO VAI PARAR?



Os números são preocupantes.

Dados da seguradora Líder que administra o DPVAT (seguro obrigatório), referente ao ano de 2013, nos deixa um sinal de alerta. 

Vejamos alguns desses dados:


  • Foram pagas quase 55 mil indenizações por morte;
  • 450 mil indenizações por invalidez permanente;
  • 71% de todas as indenizações foram para acidentes motociclísticos;
  • 77% das indenizações por invalidez foram para acidentes com motos;
  • 41% das indenizações por morte foram para acidentes com motos;
  • Os homens representam 76% das vitimas;
  • 40% dos mortos eram homens de 18 a 34 anos;
As motocicletas representam apenas 27% da frota de veículos do Brasil mais os dados acima mostram como sua participação nos acidentes e mortes esta cada vez maior. Nos estados do norte e nordeste já tem mais motos do que carros no trânsito.

O baixo custo de aquisição e manutenção das motocicletas explicam sua rápida expansão nas regiões norte e nordeste onde o poder aquisitivo das pessoas é menor do que nas outras regiões do Brasil.

Outro fator muito importante é que especialmente nas cidades do interior as pessoas negligenciam regras básicas de segurança em motocicletas, bem poucas pessoas usam capacetes, e é comum encontrar motos com 3, 4 pessoas ou mais em uma moto.

A motocicleta é um veículo mais vulnerável que um automóvel?

Claro que sim, qualquer pessoa com um minimo de noção deve saber disso.

Mais o que gera esses altos índices de acidentes e mortes é o mau comportamento do condutor que faz da motocicleta uma arma, ou seja, se a motocicleta for bem utilizada certamente reduziremos esses números tão alarmantes.

É muito comum ouvir de um motociclista acidentado que a culpa não foi dele e sim do outro veículo, mas será que isso é verdade?

Um motociclista consciente deve saber que a corda normalmente quebra no lado mais fraco, então mais importante do que estar certo, é estar vivo e ileso, por isso ele deve estar sempre muito atento ao trânsito e mantendo uma velocidade compatível com a segurança para que ele possa parar ou se esquivar de um acidente.

Por exemplo: O motociclista que passa no sinal verde em alta velocidade não conseguirá evitar um acidente se alguém invadir o sinal, ou seja, mesmo que ele esteja certo, talvez ele entre para o frio e triste quadro de estatísticas.

Então meus amigos vamos parar de colocar a culpa nas motocicletas pois na verdade somos nós que estamos fazendo dela um veículo tão perigoso.

Pensem nisso!







domingo, 29 de junho de 2014

PELÍCULAS NOS VIDROS!






Posso colocar películas nos vidros do meu carro?

Sim, desde que atenda aos requisitos exigidos em nossa legislação, e a que se aplica diretamente neste caso é a resolução 254/07 do Contran.

Vejamos os principais requisitos:

Só pode ser usada a película "não refletiva", a película "refletiva" é totalmente proibida;
No para-brisas o percentual de transparência mínima deve ser de 75% se o vidro for incolor e 70% se o vidro for colorido.
Nos vidros das portas dianteiras o percentual de transparência mínima deve ser de 70%.
Nos vidros traseiros (dos lados e do fundo), o percentual de transparência mínima deve ser de 28%.
A imagem acima deixa claro os percentuais de cada vidro.
O não cumprimento desses requisitos sujeita o proprietário do veículo a uma multa grave que custa R$ 195,00 e a perda de 5 pontos na habilitação.
Lembrando ainda que a maioria das pessoas não gostam da película mais clara, preferem as mais escuras que são proibidas, e colocam em todos os vidros do carro, e as lojas na maioria das vezes só trabalham com essas películas escuras já que as mais claras "não vendem", então procurem sempre as lojas mais bem equipadas e informadas para evitar problemas.
E jamais coloquem películas no para-brisas, porque apesar de ser permitida atendendo aos requisitos acima, os policias parecem não saber disso, e a tendência é complicar a situação.
Veja no link abaixo a resolução 254/07 na integra:

Qualquer dúvida coloquem nos comentários abaixo,

Um abraço!

sábado, 14 de junho de 2014

MARCAÇÃO DE ÁREA DE CONFLITO

 
Você sabe para que serve?
 
 
 


Uma das principais causas de congestionamentos nas vias urbanas é a parada dos veículos na área de cruzamento das vias.
 
Por conta disso foi criada essa sinalização especifica.
 

A marcação de área de conflito (sinalização em amarelo na ilustração acima), serve para reforçar a proibição de parada ou estacionamento de veículos na área de interseção das vias pois prejudica a circulação.
 
Então se o sinal está fechado temos que parar antes da faixa de retenção que precede a faixa de pedestres.
 
Mesmo que o sinal esteja aberto devemos prestar atenção se existe espaço para que possamos passar até o outro lado, caso contrário devemos parar antes da faixa de retenção e aguardar que os veículos que vão a frente concluam a travessia e só então devemos passar.
 
Muitos congestionamentos começam justamente porque os veículos param na área de cruzamento, o sinal fecha para eles, e quando o sinal abre no outro sentido ninguém consegue passar porque o cruzamento está bloqueado, ou seja, prejudica todo mundo!
 
Lembrando ainda que é infração de trânsito parar na área de cruzamento e em cima da faixa de pedestres, então esse desrespeito pode nos custar caro.
 
Por isso meus amigos devemos ter um pouco mais de paciência que o resultado será muito mais positivo para todos!
 
 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

SERÁ QUE NÃO SABEM?




Hoje passou no bom dia Brasil uma matéria sobre trânsito, e muitos exemplos foram mostrados de condutores cometendo infrações e quando questionados pelos repórteres defendiam-se dizendo que não sabiam que era infração.

Será que realmente não sabiam? Infelizmente é muito comum as pessoas alegarem desconhecimento das regras para tentar se livrar de penalidades. 

Vejamos por exemplo que as principais causas de acidentes e mortes no trânsito são: excesso de velocidade, embriaguez na condução de veículos e ultrapassagem proibida. Quem é que não sabe que é proibido dirigir bêbado? Quem não conhece as placas de proibição de ultrapassagem e de controle de velocidade mostradas acima? A quantos anos são mostradas campanhas na televisão para usarmos o cinto de segurança e o capacete? Qualquer criança de 5 anos já conhece as cores do semáforo!

A legislação de trânsito brasileira é enorme então não tem como conhecer tudo mas os exemplos do dia-a-dia nos mostram que o principal problema é falta de compromisso em fazer a coisa certa.

Mas se realmente não sabiam por que isso acontece? Na minha opinião por diversos fatores onde os principais são: falta de interesse de aprender, autoescolas que não ensinam direito e descaso da fiscalização que deixa os condutores se acostumarem com o que é errado.

Já trabalho como instrutor de autoescola a muito tempo e principalmente nas aulas teóricas sempre tem pessoas que não querem nada, que só estão ali para cumprir a carga horária e não prestam atenção ao que é explicado e depois saem dizendo que não sabem....

Então amigos por melhor que seja o trabalho de uma autoescola, o interesse de aprender e fazer a coisa certa será o principal diferencial na formação de um bom condutor.

O que vocês acham?


domingo, 11 de maio de 2014

A IMPORTÂNCIA DO BOM EXEMPLO!



Por que nossos filhos são assim? 

Muita gente se faz essa pergunta e fica buscando respostas sempre em outros lugares como a escola o clube os vizinhos, mas não para pra observar os maus exemplos que dão aos filhos dentro de casa ou quando saem para passear com eles. 

É de suma importância que tenhamos muito cuidado com o nosso comportamento na frente dos nossos filhos porque normalmente os filhos querem ser como os pais são.

Então, que semente você está plantando?

Pense nisso!

Vale muito a pena assistir o vídeo abaixo:




quinta-feira, 1 de maio de 2014

AYRTON SENNA DO BRASIL!





A programação do SPORTV2 de hoje foi inteiramente dedicada ao fenomenal Ayrton Senna. Foram reapresentadas as principais vitorias do nosso grande campeão, dentre elas a minha preferida, o GP da Europa de 1993 em Donington Park. A Williams tinha o melhor carro naquele ano que era pilotado pelo francês Alain Prost, mas com pista molhada não tinha pra ninguém, Senna que largou em quarto foi ultrapassando todo mundo e ao final da primeira volta já era o líder da corrida, foi uma aula de pilotagem, venceu com quase uma volta de vantagem para o segundo colocado o inglês Damon Hill. 

Foi muito legal ouvir a canção da vitoria de novo....

Mesmo vencendo 5 corridas, no final da temporada a superioridade do carro da Williams prevaleceu e Prost faturou seu quarto titulo, e Senna ficou com o segundo lugar no campeonato.

Infelizmente na formula 1 de hoje é a tecnologia que fala mais alto e não o talento.

Que saudade....



quinta-feira, 24 de abril de 2014

CAPACETES




A resolução 453 de setembro de 2013 do CONTRAN, disciplina o uso de capacetes pelos motociclistas. As principais regras são as seguintes:

1º O capacete deve conter o selo de certificação do INMETRO;

2º O capacete deve estar devidamente afixado na cabeça, ou seja, com a cinta jugular presa com uma pequena folga;

3º O capacete deve conter dispositivos retrorrefletivos nas laterais e na parte de traz;

4º O capacete deve estar em bom estado de conservação, sem danos ou avarias;

5º Tanto o condutor como o passageiro devem utilizar capacetes com viseira ou óculos de proteção (específicos para motociclistas);

6º É permitida uma pequena abertura da viseira para melhorar a circulação do ar, desde que os olhos estejam protegidos;

7º A noite é obrigatória a viseira cristal;

8º O capacete integral com viseira é o mais recomendado (foto acima);

9º Quando o capacete é aberto, deve-se usar o óculos de proteção especifico para motociclistas pois ele permite o uso simultâneo do óculos comum, veja na foto abaixo;


10º Pelo Art. 244 do código de trânsito, pilotar ou transportar passageiros sem atender aos cuidados citados acima constitui infração de natureza gravíssima e o condutor pode perder a carteira provisória ou ter suspensa a carteira definitiva.  

Estudos científicos e as estatísticas já comprovaram a eficácia dos capacetes certificados pelo INMETRO, então devemos utilizar sempre, mesmo nos menores percursos, pois acidente não tem hora nem lugar, então temos que estar sempre protegidos.

Veja a resolução:

https://infraestrutura.gov.br/images/Resolucoes/Resolucao4532013.pdf


segunda-feira, 3 de março de 2014

VEJA E SEJA VISTO!





Um dos pontos mais importantes para se manter em segurança no trânsito é a possibilidade de VER e SER VISTO, por isso a legislação e a direção defensiva prescrevem regras e recomendações muito importantes para evitar acidentes, vejamos alguns exemplos:
 
Como você vai conseguir VER direito sem óculos (para quem precisa é claro), ou dirigir a noite de farol apagado, ou ainda dirigir sob chuva forte sem ligar o limpador de para-brisas? É complicado não é?
 
E SER VISTO é igualmente importante porque se não formos notados pelos outros a nossa segurança estará em risco, por exemplo: Ligar o farol da moto durante o dia não melhora em nada sua visibilidade, mas todos os outros participantes do trânsito percebem logo a aproximação de uma moto quando o farol está aceso. O mesmo vale para os outros veículos em rodovias ou sob chuva forte. No caso dos pedestres uma situação muito perigosa é quando ele sai repentinamente de traz de um veículo pesado, ou seja, ele não está SENDO VISTO pelos condutores e muitos atropelamentos ocorrem nesses casos.
 
Então meus amigos prestem atenção ao que se passa e mantenham-se numa posição em que os outros participantes do trânsito estejam cientes de sua presença, isso ajuda muito na prevenção de acidentes!





domingo, 5 de janeiro de 2014

SIMULANDO UMA SOLUÇÃO



Não tenho nenhuma dúvida que o simulador pode ajudar o aluno iniciante, que o conhecimento que ele vai adquirir vai ajudar no treinamento prático. Mas, como tudo na vida temos que avaliar o custo/beneficio, será que vale a pena? A cada dia que passa o processo de habilitação fica mais complicado e consequentemente mais caro, só que a acidentalidade e mortalidade no trânsito continua subindo, então será que não estamos investindo tempo e dinheiro de maneira errada?

Quantas autoescolas existem no Brasil? milhares! Cada simulador custa mais de 40 mil, ou seja, como não imaginar que existe por trás disso um interesse financeiro de grandes empresas e dos nossos políticos que tem suas campanhas financiadas por eles? A maiorias das autoescolas não tem condição de fazer tal investimento, não podemos comparar as escolas do sul/sudeste com a maioria das empresas familiares do norte/nordeste, então vai ser muito difícil implantar isso agora, pelo menos em algumas regiões.

A ideia é boa, mas acho que existem outras prioridades que merecem muito mais atenção do que esse mercado que pretende movimentar milhões de reais nos bolsos de alguns poucos.

As principais causas de acidentes no Brasil são falhas comportamentais e não técnicas. Por exemplo, quem não sabe que é proibido dirigir bêbado? mas todo santo dia acontecem acidentes provocados por motoristas embriagados que não são penalizados o que leva a velha ideia de impunidade.

Quem não sabe que é obrigatório respeitar os limites de velocidade, o sinal vermelho do semáforo,  que todos devem usar cinto de segurança e capacete, que não se pode ultrapassar em locais proibidos, ou seja, esses erros junto com a embriaguez são falhas comportamentais que provocam a grande esmagadora maioria dos acidentes e mortes em nosso trânsito.

Os nossos condutores precisam principalmente melhorar sua conduta, o respeito as regras, então precisamos nos empenhar em educar e fiscalizar melhor, pois isso refletirá diretamente na redução de acidentes e mortes no trânsito.