Novidade!

NA HORA H

Chegou a hora do exame, e agora? Para a maioria das pessoas o nervosismo é a principal barreira na hora de fazer um exame de aptidã...

terça-feira, 31 de maio de 2011

QUAL O PROBLEMA: EDUCAÇÃO?

    
    Quando se fala de acidentes de trânsito no Brasil, lembramos logo daquelas principais causas: Velocidade excessiva, Embriaguez, ultrapassagens proibidas, etc. Mas na verdade essas falhas são conseqüências de outros problemas muito maiores.
    Analisando mais profundamente, chegaremos à conclusão que as origens dos problemas do trânsito são: Falta de Educação, Falha de Fiscalização e Engenharia deficiente.
EDUCAÇÃO: Será que existe condutor habilitado que não sabe o significado da luz vermelha do semáforo? Qualquer criança na pré-escola já aprendeu isso, o problema é que não respeitamos as regras. Nós conhecemos na maioria das vezes as regras de circulação e conduta, mas optamos em transgredi-las. De que adianta conhecer bem as sinalizações e não respeitá-las? Esse é apenas um exemplo. Os nossos condutores carecem de uma maior capacitação técnica? Sim, qualquer bom profissional precisa se reciclar periodicamente, para manter-se atualizado já que a legislação é dinâmica. Outro ponto crucial é o convívio familiar, muitos adolescentes fazem barbaridades no trânsito porque foi o que eles aprenderem com os maus exemplos dos pais, que não se importam em cumprir as leis. Será que conseguirei convencer o meu filho a usar o cinto de segurança, se eu não uso? Como podemos observar a questão é complexa, temos enraizado em nossas vidas costumes muito ruins, que acabam refletindo em todos os momentos de nossos convívios sócias, especialmente no trânsito. 
           Depois eu comento sobre Fiscalização e Engenharia, e vocês o que acham?                              

4 comentários:

Anne disse...

Apesar das estatísticas sobre o número de acidentes no trânsito serem um tanto quanto assustadoras, adotar uma postura defensiva ainda continua sendo a melhor forma de minimizar bastante o risco de acidentes.. o problema é que muitos não querem se conscientizar que a educação no transito é a melhor solução! para um transito realmente melhor!

Viviane disse...

verdade td que vc falou.realmente td mundo sabe q tem q usar o cinto,td mundo sabe o q significa as cores no semáforo,td mundo sabe q tem q parar na faixa pro pedestre atravessar,mas a falta de educação não permite que se faça o certo e o "jeitinho brasileiro" que quer tirar vantagem em td não permite pare pra um pedestre atravessar a rua nem esperar o sinal verde.

Anônimo disse...

Penso que educação no trânsito deve ser dada desde a infância pelas escolas, sociedades, campanhas, etc, Para que os futuros condutores sejam conscientes. O trânsito hoje é cada um por si.

Condução Defensiva disse...

Sem dúvida essas ações farão muita diferença, mas a principal base da sociedade é a família e infelizmente os maus exemplos estão começando em casa, então é bem difícil mudar o comportamento de alguém que passou toda a infância e adolescência aprendendo errado.
Os nossos filhos vão fazer o trânsito do futuro, precisamos plantar boas sementes!