Novidade!

NA HORA H

Chegou a hora do exame, e agora? Para a maioria das pessoas o nervosismo é a principal barreira na hora de fazer um exame de aptidã...

sábado, 3 de setembro de 2011

CICLOMOTORES





O Ciclomotor é mais um exemplo de legislação mal feita. O Código de Trânsito diz que os veículos de até 50cc são de responsabilidade dos municípios, que tem a obrigação de registrar e licenciar esses veículos. Acontece que a grande esmagadora maioria desses municípios não possuem nem legislação, nem estrutura para atender o Código de Trânsito. Resultado: Quase ninguém emplaca ciclomotores!

O Código de Trânsito exige ainda carteira de habilitação na categoria ACC( autorização para conduzir ciclomotores), ou categoria A.

O problema é que quando a fiscalização flagra alguma infração cometida pelos condutores de ciclomotores, não tem como autuar, pois os veículos não são emplacados! Ou seja, eles podem fazer o que quiserem?

Está tramitando no Congresso projeto de Lei para transferir a responsabilidade de registrar esses veículos para o Estado, que já possui toda estrutura necessária para cumprir a legislação.

Os Ciclomotores são desenvolvidos para atingir velocidade máxima de 50Km/h. Ou seja, no trânsito congestionado de uma grande cidade esses veículos andam mais rápido que os carros. 

Então não dá para deixar esses veículos sem fiscalização.

Segue abaixo algumas matérias sobre o tema:

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/09/03/baratos-e-livres-de-fiscalizacao-ciclomotores-sao-novo-problema-para-transito-das-cidades.jhtm

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/09/03/para-deputado-fiscalizacao-deve-passar-o-quanto-antes-para-os-estados.jhtm

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2011/09/03/responsabilidade-sobre-ciclomotores-e-dos-municipios-diz-a-lei.jhtm

Nenhum comentário: