Todo bom condutor deve estar plenamente ciente da influência das condições adversas na condução do veículo. São várias as condições adversas trabalhadas pela Direção Defensiva, mais inicialmente vou comentar sobre a condição adversa da iluminação.
Por exemplo: Dirigir a noite é a mesma coisa que dirigir durante o dia?
Claro que não. Em primeiro lugar, durante noite a nossa visibilidade é limitada ao alcance dos faróis, por isso a incidência de atropelamentos e colisões com animais é muito maior. O ofuscamento é freqüente por conta dos veículos no sentido contrário, e para piorar um pouco mais alguns mal educados ficam com o farol alto. Outro ponto de vital importância na condução noturna é o cansaço físico. Será que uma pessoa que trabalhou ou que teve outras atividades durante o dia estará em plenas condições físicas para dirigir com segurança à noite? Definitivamente não. Por conta disso muitos acidentes acontecem porque os condutores acabam se entregando ao cansaço e cochilam ao volante. Muitas vezes o condutor percebendo o cansaço acelera mais tentando chegar logo e a probabilidade de acidente aumenta mais ainda.
É necessário dirigir à noite, mas viagens longas são desaconselhadas principalmente para pessoas que não tem costume com este tipo de condução. Se for realmente necessário viajar à noite procure revezar com alguém para diminuir o cansaço ou faça paradas para descansar um pouco. É preferível que o passageiro da frente saiba dirigir e se mantenha atento para auxiliar o condutor quando necessário. Não tenham pressa de chegar e se a situação esta ficando complicada é melhor parar e procurar um lugar para dormir!
Nos próximos dias comentarei sobre outras condições adversas.
Nos próximos dias comentarei sobre outras condições adversas.
Um comentário:
É verdade querido No trânsito todo cuidado principalmente a noite.. é pouco!
Postar um comentário