Aprender a dirigir é fácil ou difícil?
A maioria acha que é fácil, outros acham muito difícil.
Nós não somos iguais. O que é fácil para mim pode ser difícil para outros e vice-versa. Desde a época de escola percebemos isso. Eu por exemplo, sempre fui melhor em matemática do que em português. Normalmente nos identificamos com algumas coisas e com outras nem tanto.
Como seria o mundo se fossemos iguais? se fizéssemos tudo do mesmo jeito?
Por isso temos profissionais das mais diversas áreas, cada um faz o que gosta, o que pode, etc.
A maioria das pessoas aprendem a dirigir com relativa tranqüilidade. Alguns outros passam por verdadeiras provações.
Independente disso posso afirmar a vocês que quase todo mundo pode dirigir com segurança.
Certamente alguns não alcançaram a excelência, mas vão fazer o suficiente para dirigir bem.
Quando digo quase todo mundo, me refiro a alguns poucos casos de medo patológico, traumas de acidentes, deficiências visuais, dentre outros problemas muito mais de ordem psicológica do que técnica, que dificultam ou até inviabilizam o processo de aprendizagem.
Para aprender a dirigir bem e conseguir a carteira de habilitação, o mais importante de tudo, na minha opinião, é o interesse.
Quando as pessoas se interessam de verdade por certas coisas, normalmente elas vencem os obstáculos e alcançam seus objetivos.
É claro que as pessoas que não possuem o talento inato de dirigir, terão que se empenhar mais, se esforçar e treinar os procedimentos com muito mais afinco.
Vejo por exemplo algumas pessoas que possuem uma grande facilidade de aprender a dirigir, mas não conseguem tirar a habilitação por falta de interesse.
Como também observamos pessoas com dificuldades das mais variadas, que atingem o objetivo por trabalhar diligentemente em prol disso.
Por isso as perguntas mais importantes que vocês precisam responder são:
- Eu quero aprender a dirigir?
- Eu quero conquistar minha habilitação?
Se você respondeu que NÃO, tudo fica muito difícil. Como vou te ensinar se você não quer aprender?
Um amigo recentemente me perguntou sobre o processo de habilitação para a esposa dele. Ela já tinha tentado uma vez e não conseguiu. Eu disse a ele o seguinte: Não importa o quanto você queira, ela só conseguirá se ela quiser! Então deixe ela decidir!
Mas se você respondeu SIM, acredite você consegue!
“ Se o otimismo não puder te ajudar, esteja certo que o pessimismo não vai!”
A habilitação é hoje um documento indispensável. Meu Pai por exemplo trabalhou como motorista durante muito anos. Muitas empresas só contratam se a pessoa tiver habilitação, mesmo que não seja para o cargo de motorista. Os cargos administrativos, de vendas, entre outros, necessitam de muita movimentação dos funcionários, e é claro que as empresas não vão querer pagar motoristas, querem que uma pessoa só faça tudo!
O Brasil foi um dos países que mais se desenvolveu economicamente na ultima década. Prova disso são os recordes de produção e venda de veículos. As facilidades de financiamento e as melhores condições financeiras, tem possibilitado que muita gente realize o sonho da casa própria e do carro na garagem.
Mas, e se eu não souber dirigir?
E se eu não tiver habilitação?
O sonho pode se tornar um pesadelo!
Mesmo para aquelas pessoas que não gostam de dirigir, é muito importante, pois facilita muito a sua vida. Dirigir é uma necessidade!
Eu gosto muito de dirigir. É claro que é cansativo as vezes, mas a praticidade, as vantagens, compensam tudo.
Obviamente não podemos esquecer de nossas responsabilidades, de praticar a condução defensiva, de respeitar o direito dos outros.
Façam isso e tudo dará certo, acreditem!
Fé em Deus e pé na tabua! Respeitando o limite de velocidade é claro!