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Chegou a hora do exame, e agora? Para a maioria das pessoas o nervosismo é a principal barreira na hora de fazer um exame de aptidã...

terça-feira, 14 de junho de 2011

POR QUE OS CARROS SÃO TÃO CAROS NO BRASIL?

       

        Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), os valores dos tributos ( IPI, ICMS, PIS e Cofins), representam entre 26% nos modelos com motores 1.0 e chegam até a 36% quando o motor é superior a 2.0 . Na Argentina a carga tributária chega até a 21%, enquanto que no México, França e Estados Unidos ficam próximo de 16%.
         Isso faz com que veículos fabricados no Brasil e exportados para os países vizinhos, custem bem mais barato por lá, por exemplo: Um modelo (Volkswagen Gol),  que no Brasil custa R$ 32 mil, é vendido na Argentina pelo equivalente a R$ 22 mil e sai ainda mais barato no México: R$ 18 mil. Isso sem falar do IPVA, cuja alíquota varia de acordo com o estado, aqui na Bahia por exemplo é de 2,5% para os automóveis.
         Com uma tributação tão alta, como explicar uma estrutura viária tão deficitária?
         Por que temos que pagar pedágio (que acaba se tornando um mal necessário na minha opinião) se já pagamos tanto ao governo?
          Quem assistiu ao globo mar da semana passada, viu que num único navio foi transportado o equivalente a 2800 carretas. O problema é que a navegação de cabotagem do Brasil está muito defasada, o navio mostrado na matéria foi o único construído nos últimos 15 anos, os nossos portos são muito pequenos, não recebem o investimento necessário, nossas ferrovias estão igualmente atrasadas, resultado: Mais de 60% da carga movimentada no Brasil é por meio rodoviário, o que leva também a tantos acidentes.
           Será que a imensa arrecadação da industria automotiva tem levado o governo a privilegiar o transporte rodoviário, a despeito de tantos problemas gerados por ele?

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